Menu
iFood News

10 dicas simples para aumentar a segurança no trânsito

Confira as recomendações da Secretaria Nacional de Trânsito para fazer a sua parte e dirigir de forma segura

19/05/2023 16h18


10 dicas simples para aumentar a segurança no trânsito

A segurança no trânsito depende de uma série de fatores, e um dos principais é o modo como as pessoas conduzem seus veículos.

O movimento Maio Amarelo nos oferece uma ótima oportunidade de lembrar de alguns cuidados que, embora simples, têm enorme impacto na hora de prevenir acidentes.

Mas onde buscar essas dicas? O iFood News entrevistou a diretora do Departamento de Segurança de Trânsito e compilou orientações do Ministério da Infraestrutura e traz essas orientações até você.

“Trabalhamos práticas de boa convivência nas campanhas educativas para que a segurança viária não seja voltada apenas para veículos de quatro rodas, mas também para ciclistas, motociclistas e pedestres”, afirma Maria Alice Nascimento, diretora do Departamento de Segurança de Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Especialmente para quem trabalha no trânsito, as recomendações de segurança são “ter consciência, exercitar a cidadania e respeitar as normas”, frisa Maria Alice.

“É necessário também sempre utilizar os equipamentos de proteção e segurança, manter distância segura de outros veículos em movimento e permanecer atento”, diz.

Sobretudo os ocupantes mais vulneráveis das vias concordam muito com a importância de exercitar a cidadania no trânsito, conforme citado pela diretora. É o caso de Damiele Lameu, que faz entregas de bike no município paulista de Osasco há cerca de um ano.

“Muitas vezes os motoristas não enxergam quem está de bicicleta, não respeitam as faixas, o sinal”, afirma Damiele. “As pessoas deveriam pensar mais no próximo, entender que estão lidando com vidas”, diz.

A entregadora também acha que é preciso haver mais sinalização nas vias. E, de sua parte, procura usar equipamentos de segurança, como o capacete, quando pedala.

O Ministério da Infraestrutura, do qual faz parte a Senatran, lista 10 dicas de boas práticas para aumentar a segurança no trânsito. Confira a seguir.

Pratique a direção defensiva

Esse conceito envolve todo tipo de atenção no trânsito para evitar acidentes, além da preocupação com a manutenção adequada do veículo e com as próprias condições em que o motorista se encontra.

Só buzine quando necessário

A buzina serve para chamar a atenção ao redor em alguma situação de risco e não deve ser usada por qualquer motivo.

Use a seta 

A seta não é opcional: é um instrumento de comunicação de intenções dos motoristas. É fundamental usá-la quando for realizar uma conversão, por exemplo, para que outros condutores reduzam a velocidade a tempo de evitar acidentes.

Não corra

Trânsito não é competição de corrida: exerça sua vocação de piloto/a de provas no videogame – ou em um local adequado para esse tipo de disputa esportiva. Desrespeitar os limites de velocidade nas ruas é atentar contra a sua própria vida e as dos outros também.

Não mande mensagem pelo celular 

Quando você está conduzindo, perder mesmo que alguns segundos de atenção no trânsito pode ser fatal. Deixe para mandar aquele “zap” em segurança, quando não estiver conduzindo o veículo.

Mantenha distância segura dos outros veículos

Essa precaução dá mais espaço para manobras inesperadas e mais tempo para reação em situações de risco.

Use equipamentos de segurança

No carro, use sempre o cinto de segurança. No caso dos motociclistas, capacete, luvas, botas e jaqueta evitam lesões em casos de acidente.

Respeite a sinalização

Essa é uma das principais medidas para evitar acidentes e requer o conhecimento dos sinais definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Realize manutenções periódicas 

Não se esqueça de fazer check-ups regulares de todos os equipamentos, incluindo pneus, faróis, sistema de freio e correia dentada.

Respeite a faixa de pedestres

Quem está a pé em geral são os usuários mais frágeis e desprotegidos das vias.