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5 ações do iFood para promover a diversidade racial na empresa

Saiba como a empresa atua para atingir seus compromissos de inclusão de pessoas pretas entre funcionários e lideranças

PorRedação

20/11/2022 09h02


5 ações do iFood para promover a diversidade racial na empresa

Para aumentar a diversidade racial entre os funcionários e as lideranças, o iFood promove o letramento de líderes e mede o nível de inclusão dos colaboradores

A área de tecnologia é vista como uma oportunidade para impulsionar o crescimento profissional das pessoas pretas, revela a mais recente pesquisa Potências Negras Tec. O levantamento, divulgado em novembro de 2022, mostra que 80%dos entrevistados (todos eles pretos ou pardos) concordam com essa afirmação. 

Por outro lado, menos da metade (45%) de quem respondeu à pesquisa tem um emprego formal, com carteira assinada, e a maioria (56%) ocupa cargos operacionais ou atuam como assistentes ou técnicos e técnicas. Por isso, a renda média de pessoas negras na área de tecnologia equivale a 66% da renda de uma pessoa branca. 

A desigualdade racial no mercado de trabalho é um problema histórico e conectado com o racismo. Para equilibrar o jogo, as empresas precisam traçar estratégias complexas para que seu quadro de funcionários seja representativo da diversidade da população brasileira.

“Não existe apenas uma ação afirmativa que vá resolver o problema”, afirma Bel Glezer, do time de diversidade e inclusão do iFood. “Além de preparar as pessoas com capacitação e habilidades para crescer na carreira, é preciso treinar as lideranças para enxergar seus privilégios e as barreiras estruturais e atentar para os seus vieses na gestão de pessoas.”

Esse processo é chamado de letramento de lideranças, e é uma das ações que fazem parte da estratégia do iFood para promover a diversidade e a inclusão de pessoas negras. Conheça, a seguir, algumas dessas iniciativas:

Pacto pela Equidade Racial

Desde setembro de 2021, o iFood é signatário do Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa da Associação de Promoção da Equidade Racial, da qual participam ONGs e o movimento negro, além de lideranças de empresas.

Nesse projeto, as empresas revisam sua cultura interna e reformulam os pontos necessários para incluir, de fato, a população negra em posições formais de trabalho e em cargos de liderança. Dessa forma, cumprem o principal objetivo do pacto, que é ampliar o percentual de profissionais negros e negras nos quadros de funcionários das companhias.

Compromisso público de diversidade

O iFood assumiu, em 2021, o compromisso de ter 30% de pessoas negras na liderança (em cargos de coordenação ou superiores) e 40% de pessoas negras no quadro geral de funcionários até o final de 2023.

Em outubro de 2022, a empresa alcançou a marca de 18% de pessoas negras em cargos de liderança e 30,8% de colaboradores negros —em  2019, esses números eram de, respectivamente, 14% e 21%.

Índice de Segurança Psicológica

Além de traçar metas de diversidade, o iFood desenvolveu em 2021 um indicador para medir o grau de inclusão de pessoas negras. É o Índice de Segurança Psicológica, que mede a sensação de pertencimento desses e de outros grupos sub-representados (como pessoas LGBTQIAP+ e com deficiência). 

O índice se baseia na metodologia da Dra. Amy Edmondson, da Universidade Harvard, e aponta se os colaboradores da empresa consideram o ambiente de trabalho psicologicamente seguro em relação à liberdade para se expressar, interagir, aprender e pertencer. Dessa forma é possível saber como pessoas negras se sentem no trabalho e qual é o seu grau de inclusão em relação aos outros grupos. 

Letramento de lideranças

O iFood investe também na educação de gestores e líderes para promover a real inclusão de colaboradores e colaboradoras negros. Nessas ações, as lideranças aprendem a atentar para o viés racial e a lidar com as barreiras que dificultam o desenvolvimento dos profissionais negros.

“O desenvolvimento das lideranças faz parte da nossa estratégia. Para nós, não basta capacitar as pessoas negras e as mulheres. Precisamos de lideranças mais conscientes de seus vieses ao fazer escolhas, de seus privilégios, para que a gestão seja mais inclusiva”, explica Bel ao iFood News.

Empoderamento de colaboradores

Os colaboradores do iFood colaboram com esse processo de educação por meio do Pólen, o conjunto de grupos de afinidade que debatem temas relacionados a mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+ e com deficiência e ao corpo livre.

O grupo Orgulho Negro busca empoderar as pessoas negras, contribuir para seu desenvolvimento profissional e construir um ambiente de trabalho acolhedor e seguro, além de acompanhar a evolução das ações afirmativas da empresa.
Em 2022, o iFood divulgou seu primeiro Relato de Impacto, que mostra também o avanço de suas metas de diversidade. Você pode ver os resultados dessas ações no relatório online, na versão completa ou na resumida.