Menu
iFood News

Curte comida mexicana? Vem conhecer mais sobre seus pratos

Connheça os ingredientes típicos do México, que tornam essa culinária tão especial

08/06/2023 08h28


Curte comida mexicana? Vem conhecer mais sobre seus pratos

A comida mexicana faz sucesso também no Brasil. A gente ama a comida tradicional brasileira, mas também adora experimentar culinárias de outros países. Não é à toa que já vimos o sucesso que a comida árabe, a comida indiana, e a comida italiana vêm fazendo. 

Com a comida mexicana, não poderia ser diferente. No iFood, tacos, burritos, nachos sobremesas como os churros estão entre os mais pedidos quando se trata dessa culinária latina.

Qual é a principal característica da comida mexicana?

A comida mexicana tem como principal característica a riqueza de sabores, especialmente o apimentado, com diferentes temperos, cores e texturas e variedade de ingredientes e especiarias. 

Os principais ingredientes da comida mexicana são chile (variedade de pimenta),  milho, feijão, abacate, jitomate (variedade de tomate), tomate verde, cebola, alho, abóbora, cacau, canela, etc. 

Uma das mais importantes gastronomias do mundo, a culinária mexicana reflete a diversidade geográfica do país, que tem regiões montanhosas, de deserto e litorânea.

A comida mexicana é tão significativa e elemento crucial da identidade dos mexicanos que é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 2010. 

Pratos mexicanos

Os pratos mexicanos são bem diversificados e varia de região para região. O milho é a base de muitos pratos típicos mexicanos, como as tortilhas, panucho, enchiladas e tacos. 

As salsas são destaques entre os pratos mexicanos. É impensável comer uma autêntica comida mexicana sem salsa (molho). 

Salsa, em geral, leva tomate assado ou fresco —jitomate ou tomate verde—, cebola, alho, coentro, azeite e, claro, chiles, de diferentes cores, tamanhos, secos ou frescos. 4

As carnes têm forte presença nos pratos mexicanos, com destaque para a carne de porco, frango e pescados. O pollo com mole (frango com molho de chocolate) é um prato típico. 

Sopas, caldos e caçarolas também fazem parte dos pratos tradicionais mexicanos. 

Um ingrediente inusitado que faz parte dos pratos mexicanos é o inseto. Os insetos fazem parte da culinária mexicana desde o período das culturas pré-hispânicas. 

Nas diferentes regiões do México, são consumidas cerca de 549 variedades de insetos, que incluem minhocas, vermes, besouros, gafanhotos e ovos de formiga, o “caviar” mexicano. 

Comida mexicana com abacate

Guacamole é o prato mais emblemático da comida mexicana com abacate. A pasta é feita com purê de abacate, cebola, tomate, limão, pimenta verde e malagueta e coentro. 

Mas outros pratos com abacate fazem parte da comida mexicana, como o abacate recheado com atum ou ovos, saladas e creme frio. 

Comida mexicana com pimenta

A pimenta está presente em praticamente todos os pratos da comida mexicana. No México, existem pelo menos 64 variedades de pimentas domesticadas —chiles, como são chamadas. 

Essas pimentas têm uma variedade de cor (amarelas, vermelhas, verdes e laranjas), de tamanho e de picância. 

Chile en nogada é uma das comidas mais tradicionais mexicanas com pimentas. Trata-se de uma pimenta recheada com carne bovina e suína, ovos, maçãs, queijo de cabra e nozes. 

Outro prato tradicional é o pozole, caldo feito de grãos de milho branco, carne bovina e suína e a pimenta ancho chile, conhecida como jalisco. 

Sobremesa mexicana 

O churros é a sobremesa mexicana mais famosa de todas. Coberto com açúcar e canela, a massa longa e fina é frita e acompanhada de doce de leite. 

Flans e pudins também são sobremesas mexicanas, como o flan de canela. Arroz doce também é uma sobremesa típica.