Acabar com a poluição plástica: as 3 fases do compromisso do iFood com Oceana e PNUMA
18/10/2021 11h44
Em julho de 2021, o iFood assinou o compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos.
O iFood é a única empresa de delivery do Brasil a aderir à iniciativa e vem realizando reuniões de acompanhamento dos avanços e resultados com o PNUMA e a Oceana. Esse compromisso tem três fases, que se iniciam em 2022 e vão até 2025 —saiba quais são elas.
Fase 1: Redução de itens plásticos descartáveis
Na primeira fase, o iFood se comprometeu publicamente a tornar opcional para o cliente receber itens plásticos ou não, em sintonia com sua meta de zerar a poluição plástica até 2025. O resultado foi que, em oito meses, mais de 130 milhões de pedidos foram entregues sem o envio de plásticos de uso único, como talheres e canudos, na campanha “Amigos da Natureza”.
Mais de 40% dos restaurantes parceiros (120 mil estabelecimentos) participam da ação, e 82% dos consumidores optam por não receber itens plásticos quando questionados ao finalizar o pedido pelo app. A próxima meta da Fase 1 do compromisso #DeLivreDePlástico é atingir, até dezembro de 2022, uma participação de 50% dos restaurantes cadastrados no iFood.
Fase 2: Menos sacolas, embalagens plásticas e sachês
Na segunda fase da campanha, o iFood vai implementar iniciativas de redução do uso de sacolas plásticas e sachês de condimentos nas entregas, além de substituir embalagens descartáveis de plástico por opções mais fáceis de serem recicladas e de menor impacto ambiental
A foodtech já está em busca de soluções de novas embalagens que venham a substituir o plástico, no iFood Shop, e por meio de parceiras com a indústria, como a Suzano.
Para a redução de sacolas plásticas, os planos de trabalho são:
2022: substituição gradual de sacolas plásticas nas entregas de mercado próprias, trazendo novas opções de embalagens livres de plástico;
2023: ampliação e estímulo do uso de sacolas livres de plástico para restaurantes e varejistas que operam na plataforma;
2023/2024: oferecer ao consumidor, durante a sua jornada de compra no aplicativo, a possibilidade de escolher o envio de seu pedido em sacolas livres de plástico.
Plano de trabalho para redução de embalagens plásticas descartáveis:
2022: quantificar as embalagens que estão no mercado;
A partir de 2022: ampliar a oferta de embalagens sustentáveis para restaurantes no iFood Shop e melhorar sua funcionalidade, trazendo mais opções para os parceiros;
A partir de 2022: desenvolver planos táticos de viabilidade técnica e financeira das embalagens escolhidas para tornar as embalagens sustentáveis mais acessíveis aos restaurantes (optando por soluções 100% recicláveis preferencialmente de fonte renováveis, biodegradáveis/compostáveis, de conteúdo reciclados e retornáveis);
2023 e 2024: destacar no aplicativo, com filtros e selos, os restaurantes que utilizem embalagens sustentáveis, facilitando a escolha para o consumidor.
E, para os sachês, o plano de trabalho é:
2022: realizar estudos sobre a oferta (restaurantes) e o consumo (cliente) de sachês no delivery;
2022: criar uma solução escalável no aplicativo para evitar o envio de sachês e realizar os primeiros testes para expandir a ferramenta;
2023: engajar milhares de restaurantes na solução de redução de envio de sachês plásticos no aplicativo.
Fase 3: Embalagens retornáveis. Na terceira fase do compromisso com o PNUMA, o iFood vai divulgar, até março de 2023, o plano de trabalho e as metas para a adoção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis em sua operação de delivery, explicando como será a execução de todas as ações desse plano.
Ajustes nas datas das metas de reduçãoSeguindo o cronograma do compromisso #DeLivreDePlástico, em acordo e alinhamento com o PNUMA e a Oceana, em julho de 2022 o iFood apresentará as metas graduais de redução dos itens acima.
Saiba mais sobre o compromisso aqui e acompanhe o cronograma de entregas do iFood.