Você pode solicitar o cancelamento durante a entrega do pedido, ou seja, quando já saiu da loja, mas existem cenários diferentes a depender de onde fez o pedido.
Cancelamento de pedidos em Mercado, Farmácia, Pet Shop, Bebidas e Shopping
Se o pedido ainda estiver dentro do prazo estimado de entrega, você poderá cancelar, mas não receberá o reembolso. Isso acontece, porque a loja já separou o pedido e a pessoa entregadora também já começou a se deslocar em direção ao seu endereço, então é justo que haja a cobrança. Agora se o pedido estiver atrasado, você poderá solicitar o cancelamento e receber o reembolso integral.
Para essas lojas, consideramos atraso na entrega quando o pedido ultrapassa 30 minutos do prazo estimado. Por exemplo, se seu pedido estava com previsão de entrega entre 19:00 e 19:10, ele será considerado atrasado a partir de 19:40, que é quando você poderá solicitar o cancelamento durante a entrega com possibilidade de reembolso integral.
Cancelamento de pedidos em Restaurantes
Se o pedido ainda estiver dentro do prazo estimado de entrega, você poderá cancelar, mas não receberá o reembolso. Isso acontece porque o Restaurante já produziu o pedido e a pessoa entregadora também já começou a se deslocar em direção ao seu endereço, então é justo que haja a cobrança. Agora se o pedido estiver atrasado, você poderá pedir o cancelamento, com possibilidade de receber o reembolso após análise. Para pedidos em Restaurantes, consideramos atraso na entrega quando ultrapassa 15 minutos do prazo estimado. Por exemplo, se seu pedido estava com previsão de entrega entre 19:00 e 19:10, ele será considerado atrasado a partir de 19:25, que é quando você poderá solicitar o cancelamento durante a entrega com possibilidade de reembolso integral.
Cancelamento feito por qualquer loja ou pessoa entregadora durante a entrega
Vale lembrar que as lojas e pessoas entregadoras também podem cancelar o pedido durante a etapa de entrega, quando, por exemplo, identificarem algum problema que impeça de concluir a entrega. Um desses casos, por exemplo, é quando a pessoa entregadora não encontra o cliente ou, ainda, quando não há um consenso do local que a entrega deve ser feita.
Caso ela chegue ao destino informado pelo cliente dentro do prazo estipulado e o cliente não busque o pedido ou não responda a mensagem de acordo no chat com a pessoa entregadora, o pedido será cancelado sem opção de reembolso. Neste cenário, o cliente poderá entrar em contato com o iFood para contestar a possibilidade de reembolso.
É importante reforçar que quando você seleciona um endereço de entrega ao fazer o pedido no app, é sua responsabilidade estar neste local no horário estimado de entrega e não em outros endereços informados em mensagens no chat, por exemplo. Caso você tenha selecionado um endereço errado, não será possível fazer essa alteração por meio de mensagens com a pessoa entregadora ou com o nosso atendimento, porque o iFood considera somente o endereço informado no momento de finalização do pedido.
Agora, caso a pessoa entregadora chegue ao destino informado fora do prazo estimado de entrega (de acordo com os prazos de cada loja mencionados no início da seção 4), e não encontre o cliente, seu pedido será cancelado e você terá reembolso do valor integral.
E como solicitar o cancelamento do pedido durante a etapa de entrega se ele estiver dentro do prazo estimado?
- Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
- Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
- Selecione “Tenho um problema com meu pedido”
- Em “Que tipo de problema?”, busque a opção que melhor se encaixa
E como solicitar o cancelamento do pedido durante a etapa de entrega se ele estiver atrasado (mais de 15 minutos)?
- Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
- Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
- Selecione “Tenho um problema com meu pedido”
- Clique em “Meu pedido está atrasado”
Como acompanhar o prazo de reembolso no iFood?
O seu reembolso depende da forma de pagamento escolhida, dos prazos das bandeiras do cartão de crédito e dos bancos. Para acompanhar é fácil, tanto se você solicitou o cancelamento quanto se a loja cancelou. Basta seguir o passo a passo:
- Abra o app do iFood e vá em “Pedidos”;
- Encontre o pedido que solicitou o estorno;
- Entre neste pedido e clique em “Ajuda”
- Depois, selecione “Acompanhar meu reembolso”
- Por lá, é possível acompanhar os prazos e métodos de pagamento definidos para o reembolso.
Se após o prazo o reembolso ainda não estiver disponível, entre em contato com o iFood através do App em “Ajuda”, dentro do pedido a ser reembolsado.
É importante reforçar que em alguns cenários o valor é estornado na própria carteira do cliente disponível no app do iFood, e não na forma de pagamento utilizada na transação daquele pedido. Isso acontece após algumas tentativas de reembolso sem sucesso no método utilizado e, neste caso, é uma decisão tomada pensando em não reter o dinheiro do cliente e devolvê-lo o mais rápido possível dentro do prazo informado. Se for o seu caso, você pode visualizar esse valor clicando em “Perfil”, depois “Pagamentos” e “Saldo disponível”.
#Dica para não precisar cancelar: ative as notificações para receber atualizações do pedido, sempre confira o endereço de entrega, se a forma de pagamento selecionada está correta ou, ainda, se incluiu todos os itens que precisava e o cupom disponível que gostaria. Isso é o que esperamos dos nossos clientes.