Novidade: clientes podem baixar Comprovante de Reembolso do iFood

Saiba como obter esse documento em PDF para entrar em contato com a operadora do cartão caso haja atraso para receber o valor


O time de CX (Experiência do Cliente) lançou uma novidade no app: a carta de cancelamento do iFood. Agora, em caso de cancelamento de pedidos pagos com cartões de crédito ou débito ou por meio de PIX, quem aguarda o estorno vai receber uma carta de cancelamento que pode ser baixada em PDF.

Essa funcionalidade vale para reembolsos que já foram aprovados no aplicativo. Com essa carta de cancelamento do iFood, os clientes poderão entrar em contato com o banco ou a operadora do cartão caso haja atraso ou algum problema para receber o valor estornado.

  • Abra o app do iFood e vá até “Pedidos”, na parte inferior da tela
  • Localize o pedido para o qual você solicitou o estorno
  • Entre no pedido e clique em “Ajuda”
  • Na sequência, clique em “Acompanhe seu reembolso”.
  • No final dessa tela, é só clicar em “Não Recebi meu reembolso” e “Ver comprovante de reembolso!


Quando um pedido é cancelado, o iFood envia a solicitação de reembolso para a operadora do cartão. Enquanto isso, os clientes podem acompanhar no app o processo de estorno (como explicamos aqui).


O que muda é que agora, na mesma tela em que os clientes acompanham o prazo de reembolso, poderão também baixar a carta de cancelamento do iFood com as informações sobre seu estorno.

Vale lembrar: depois que o iFood aprova o reembolso, a responsabilidade passa a ser integralmente da administradora do cartão.

Como funciona o fluxo de reembolso?

O fluxo de reembolso é dividido em duas partes. Na primeira, o iFood avalia internamente seu pedido de reembolso e realiza um processo de aprovação. Esse processo normalmente é bem rápido e leva em média um dia.

Na segunda parte, se seu pedido de reembolso for aprovado, nós enviamos o pedido para a emissora do seu cartão, que é quem realmente vai realizar o estorno no seu meio de pagamento.

Esse tempo varia de acordo com o método de pagamento utilizado:

  • Cartão de crédito: em até duas faturas
  • Cartão de crédito pré-pago: em até 30 dias
  • Cartão de débito: em até 30 dias
  • Pix: no mesmo dia
  • Vale-refeição ou alimentação: em até 48 horas
  • Saldo iFood: no mesmo dia
  • iFood Benefícios: no mesmo dia
  • Pagamento via app Nubank: em até 3 dias


Lembre-se sempre de ficar atento ao app do seu banco, pois ele que vai sinalizar que o estorno foi completado. O valor do reembolso retornará na conta do cartão/chave PIX que foi utilizado para pagamento. E aqui há também um detalhe super importante: você deve aguardar o tempo informado anteriormente para cada meio de pagamento. Fique atento aos prazos e procedimentos adotados pela administradora do cartão.

Normalmente o estorno no seu app do banco vai aparecer como iFood, em negrita, riscado ou um valor negativo, definindo que foi feito o reembolso na sua conta

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