Menu
iFood News

iFood apoia carta do Instituto Ethos pelo trabalho decente

Empresa é a primeira do país a apoiar o compromisso para melhorar as condições de trabalho em plataformas digitais

20/06/2023 17h26


iFood apoia carta do Instituto Ethos pelo trabalho decente

O iFood é a primeira empresa brasileira a apoiar a Carta-Compromisso Ethos sobre Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Essa é uma iniciativa do Instituto Ethos para melhorar as práticas, as políticas e os procedimentos internos das plataformas para oferecer condições justas de trabalho no Brasil.

Esse compromisso foi lançado em 20 de junho em um painel da Conferência Ethos 2023, realizada no Rio de Janeiro. A ideia é que mais empresas se tornem apoiadoras do projeto. 

“O  iFood, enquanto empresa brasileira, está atento ao impacto que gera na sociedade e tem avançado na construção coletiva de melhores condições para os mais de 200 mil entregadores e entregadoras que geram renda com a plataforma”, afirma Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood.

“Mas ainda há trabalho a fazer e, por isso, queremos ser pioneiros no debate e nas ações em prol do trabalho decente. O apoio à Carta de Compromisso do Instituto Ethos reforça nosso compromisso de ser, cada vez mais, uma plataforma focada em oportunidades sustentáveis para todo o ecossistema.”

Johnny foi um dos participantes do painel para anunciar a Carta-Compromisso Ethos, ao lado de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos em direitos humanos do Ethos, Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, consultor e assessor das Centrais Sindicais.

No Instituto Ethos, a equipe responsável pela elaboração desta carta-compromisso é composta por Scarlett Rodrigues, Lucas Carvalho e Karoline Oliveira (assistentes do projeto), Ana Lucia (diretora-adjunta) e Marina Estima, coordenadora de planejamento.

O que diz a Carta-Compromisso Ethos?

A Carta-Compromisso Ethos define os cinco pilares para o trabalho decente:

·         Diálogo social;

·         Condições de trabalho e rendimentos justos;

·         Responsabilidades e transparência;

·         Comunicação objetiva;

·         Inclusão social e diversidade.

Ao apoiar essa iniciativa, o iFood busca desenvolver um plano tático para implementar práticas que melhorem as condições de trabalho em plataformas digitais.

“A Carta-Compromisso é fundamental para a busca de condições decentes de trabalho na nova economia, em que há mais autonomia e flexibilidade para os trabalhadores”, afirma Johnny. 

“A iniciativa do Ethos, um dos mais importantes institutos de responsabilidade social do país, referenda o propósito de unir empresas para deixar um legado para a sociedade que vá além dos ganhos econômicos”, completa. 

O que faz o Instituto Ethos?

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização que mobiliza empresas brasileiras para ter uma atuação mais justa e responsável.

O Ethos foi criado em 1998 e tem 460 empresas associadas no país. Com suas ações, a organização já participou ativamente da criação de mais de 20 políticas públicas ligadas à responsabilidade socioambiental.

O instituto também desenvolve indicadores para ajudar as empresas a compreender sua situação e os caminhos para se tornarem mais diversas, inclusivas e éticas.