Como entregadores podem denunciar casos de discriminação

iFood tem uma central de apoio psicológico e jurídico gratuito, iniciativa em parceria com a Black Sisters in Law; passo a passo mostra como denunciar corretamente

O iFood defende a valorização e o respeito aos entregadores. Por isso, tem uma política de tolerância zero em relação a ofensas ou agressões a esses profissionais, expressa nos Termos de Uso do aplicativo.

Em junho, a empresa passou a oferecer uma central de apoio psicológico e jurídico para dar suporte aos entregadores que passem por situações de discriminação e violência.

O serviço é gratuito e inclui assistência jurídica e psicológica para todas as entregadoras e os entregadores ativos no aplicativo do iFood que foram vítimas de discriminação enquanto estiverem exercendo a sua profissãof.

O suporte jurídico e o psicológico são realizados por meio de uma parceria com a Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito.

Para que a Black Sisters in Law possa oferecer esse acolhimento e tomar as medidas adequadas, é fundamental que os entregadores que sofrerem discriminação reportem o caso para o iFood. É muito importante que a vítima reúna, sempre que possível, evidências, tais como fotos, vídeos ou testemunhas.

Saiba, a seguir, quais são os passos necessários para fazer a denúncia corretamente para o iFood.

Entregadores: como reportar discriminação?

  • Acesse o menu do aplicativo iFood para Entregadores;
  • Selecione a opção “Alerta de casos graves”;
  •  Escolha a opção “Quero reportar um caso grave”;
  • Selecione a opção “Sofri discriminação”
  • Escreva um relato detalhado do ocorrido;
  • Se houver, anexe fotos relevantes;
  • Envie a sua denúncia.

A equipe de segurança do iFood, então, entra em contato com o entregador ou a entregadora para registrar o caso e prestar o primeiro acolhimento. 

Nesse momento, é oferecida assistência jurídica e psicológica. Caso o entregador queira o apoio, uma advogada da Black Sisters in Law entrará em contato e combinará os passos seguintes diretamente com o entregador.

O serviço é oferecido para a fase de investigação, desde o registro do boletim de ocorrência até a finalização da investigação do caso na delegacia. O iFood analisará caso a caso a extensão da assistência de casos na esfera judicial. 

Vale esclarecer que a assistência jurídica também está disponível para o registro do boletim de ocorrência. Estar acompanhado de uma profissional especializada pode fazer diferença nesses casos.

Além do suporte jurídico, os entregadores têm direito a receber assistência psicológica, com até três sessões de terapia para ajudar a lidar com as consequências emocionais desse tipo de situação.

O entregador tem liberdade para dizer se quer tanto o apoio jurídico quanto o psicológico ou apenas um ou outro.

Há uma capacidade de atendimento de até 80 casos por mês, e todos os casos serão direcionados para advogadas e psicólogas que estiverem fisicamente próximas da vítima.

Os casos reportados como discriminação ao iFood, mas que não se enquadrem como discriminação, não serão atendidos. É importante, portanto, reportar de maneira correta para garantir a agilidade no atendimento da Black Sisters in Law nos casos elegíveis. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas