Menu
iFood News

Como otimizar os custos de um restaurante

Lançado neste ano, o Programa Vantagens do Chef oferece descontos e facilidades exclusivos para restaurantes cadastrados no aplicativo.

20/09/2021 14h37


Como otimizar os custos de um restaurante

Reduzir custos e fechar a conta no fim do mês é o sonho de todo empreendedor. A tarefa, porém, não é das mais simples – especialmente, no atual contexto de reaquecimento das atividades. Afinal, como buscar a sustentabilidade financeira de um negócio? Optar pela otimização pode ser um bom caminho.

“Otimizar o custo, na verdade, é saber de que maneira eu posso economizar. Conseguir reduzir custos é a chave para garantir margem e resultado”, afirma o especialista em negócios Marcio Iavelberg, sócio da consultoria Blue Numbers.

Segundo ele, estabelecimentos de todos os portes podem – e devem – melhorar os processos rumo à otimização. “Priorize sempre a transparência dos custos. Para isso, coloque todos eles numa planilha. É importante conhecê-los e separar os fixos dos variáveis, para entender onde e como é possível aumentar resultados”, explica. O objetivo é manter um caixa saudável.

Vantagens do chef

Garantir a sustentabilidade das finanças é primordial para que o empreendedor tenha plenas condições de decidir como melhor investir seus recursos, sem perder de vista o retorno esperado.

Para ajudar os 270 mil restaurantes cadastrados no app a reduzir suas respectivas despesas no dia a dia e tornar-se mais sustentáveis, o iFood disponibiliza o programa Vantagens do Chef. Com ele, os estabelecimentos têm acesso a descontos em diversos serviços, como energia limpa, gás, equipamentos para cozinhas profissionais, seguros, combustível, marketing digital, cursos, arquitetura e outros (confira abaixo).

De acordo com Jason Oh, diretor de parcerias e novos negócios do iFood, o programa surgiu como alternativa frente à crise enfrentada pelo setor por conta da pandemia. “A expectativa é que os restaurantes possam economizar até R$4 mil por mês em serviços essenciais para o seu funcionamento”.

“Conhecendo a operação do seu negócio, você identifica quais são as melhorias necessárias no seu estabelecimento. A partir daí, vale buscar no próprio programa fornecedores que já oferecem o serviço com desconto”, recomenda o sócio da Blue Numbers.

As empresas parceiras, por sua vez, também tendem a se beneficiar por conta do volume. “Elas não atendem um ou dois restaurantes, mas sim milhares de potenciais clientes, desenvolvendo agilidade e conhecimento no segmento”, diz Iavelberg.

Confira, abaixo, algumas das empresas parceiras e benefícios oferecidos no Vantages do Chef:

Raízen: empresa integrada em soluções de energia que oferece 10% de desconto na conta de luz na contratação de serviços de energia solar.

Trakto: ferramenta de edição online que disponibiliza 50% de desconto no Plano Trakto Premium para criação de peças de marketing para as redes sociais.

Kroton: escola de negócios da nova economia que oferece cursos de graduação, pós-graduação e especialização com 20% de desconto e preços acessíveis.

Allia: empresa que integra distribuidores de higiene e limpeza profissional, oferece aos comércios economia de 90% em produtos de limpeza profissional, além de treinamento e consultoria.

Supergasbras: oferta descontos de até 40%, prazo de pagamento diferenciado, serviço de gestão de estoque de gás a granel, assistência técnica 24/7 e bônus semestral associado ao consumo.

Hubs Contabilidade: contabilidade 100% digital que oferece até 50% de desconto e 2 meses grátis.

Topema: especializada em equipamentos para cozinhas profissionais, oferece desconto na compra e locação de equipamentos.

Shell Box Empresas: plataforma de gestão de frotas que oferece desconto de R$0,10 por litro de combustível, ajudando o restaurante a controlar os seus gastos com gasolina.

NeoGourmet: consultoria online de decoração especializada em restaurantes e bares. Oferece 20% de desconto em todos os planos.

BMG Seguros: proteção contra incêndios, danos elétricos e danos a mercadorias, além de assistência 24 horas com desconto exclusivo.

AVUS: plataforma que oferece consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, serviços odontológicos e medicamentos, oferece planos com até 80% de desconto.

Price-R: a plataforma de precificação ajuda restaurantes a entenderem como lucrar mais com os preços dos seus pratos. Oferece 50% de desconto na mensalidade e ainda 15 dias de teste grátis.

Hackr Ads: startup que auxilia na criação e gestão de anúncios online. Oferece a primeira mensalidade grátis e desconto de 30% nos demais meses.