Menu
iFood News

Degustadores avaliam os panetones mais vendidos no iFood

Eles provaram os preferidos no app e contam qual é o melhor tostado, com cafezinho, com geleia…

17/12/2022 09h04


Degustadores avaliam os panetones mais vendidos no iFood

Com o final do ano, chega também a hora de uma escolha difícil: entre tantos panetones, qual comprar? Com tantas opções nas prateleiras (e no app do iFood), pode ser complicado saber qual é o melhor para saborear no Natal, tostado no café da manhã ou acompanhando o cafezinho da tarde.

Se você ainda não tem um favorito, vem com a gente. O iFood News escalou dois especialistas no assunto para provar e avaliar os cinco panetones mais vendidos no app. Ele experimentaram um a um e revelam qual é o panetone perfeito para cada ocasião.

Quem são os nossos degustadores

Karina Piva é gerente de dados no iFood e uma entusiasta dos panetones. Ela levantou os dados para definir quais seriam os avaliados e experimentou um a um para dar seu veredito. 

Eduardo Noronha é criador de conteúdo e se considera o maior sommelier semiprofissional de panetones do Brasil. Ele avaliou inúmeros panetones ao longo do ano, por isso Karina o convidou para esse momento, para somar razão e emoção.

E, claro, é importante lembrar que essa avaliação foi baseada única e exclusivamente na vontade de experimentar panetones e se divertir. Afinal, a vitória na busca pelo panetone perfeito está sempre na jornada!

Os panetones avaliados

Com base nos dados, os panetones mais pedidos no iFood são:

  • Panettone Bauducco
  • Visconti
  • Tommy
  • Qualitá
  • Casa Suíça

Nossos degustadores avaliaram esses favoritos não para decidir qual é o melhor, mas sim o mais adequado para cada ocasião. E as mais sutis variações na composição de um panetone podem determinar o melhor destino para cada um.


Entre goles de chás e cheiradas em grãos de café, Karina e Eduardo experimentaram pedaços de cada um e deram a eles notas de 1 a 5. A análise e a discussão das notas de cada categoria definiram o contexto ideal para cada panetone.

Os critérios da avaliação dos panetones

A dupla analisou cinco pontos em sua avaliação:

1. O aroma: assim que foram retirados da embalagem, foram definidos quais tinham aquele cheirinho característico mais forte —e, claro, mais gostoso.

2. A distribuição e a quantidade de recheio: é importante que o recheio esteja presente em uma quantidade adequada e, principalmente, que esteja bem distribuído.

3. A leveza da massa: um bom panetone precisa ter uma massa leve e aerada, com a acidez na medida certa. Inclusive, pega essa dica: quando você puxa, a boa massa de panetone não deve esfarelar, mas sim rasgar, como na foto abaixo.

4. O sabor: último e mais importante critério, afinal o panetone precisa, acima de tudo, ser gostoso.

Com vocês…o veredito!

Ok, mas afinal que panetone devo escolher? Não se pergunte mais, nós revelamos, em ordem crescente, os mais gostosos:

O ideal para comer tostado

O panetone Tommy pontuou bem em aroma (nota 5) e sabor (4), mas teve notas mais baixas em distribuição do recheio (2) e leveza da massa (1). O que não configura um problema, mas sim uma oportunidade. Tudo o que você precisa é de manteiga e uma frigideira quente para que essa seja uma ótima opção de panetone para comer tostado.

O par perfeito para cremes de avelã e geleias

O panetone Qualitá garantiu o posto de melhor panetone para você passar sua geleia ou creme de avelã favorito ao apresentar o aroma mais pujante entre os panetones avaliados (5). Somado à sua nota 5 em leveza da massa e uma nota 3 em sabor, é uma boa pedida para quem gosta de usar o panetone como base para os mais diversos acompanhamentos.

O melhor para comer com sorvete

Apesar da nota máxima em sabor, o panetone Visconti conseguiu apenas um 3 em recheio, o que deixa a sensação de que falta algo para acompanhar sua massa. Nada que um sorvete pedaçudo —seja de frutas ou chocolate— não resolva.

Melhor pedida para acompanhar um cafezinho

A combinação cheiro de café + cheiro de panetone pela manhã é um dos aromas mais reconfortantes que podemos sentir. O Panettone Bauducco não só possui nota máxima em aroma como também em sabor, com destaque para o equilíbrio entre a leveza e acidez na sua massa, o que o faz o melhor contraponto para o amargor do café.

O panetone para qualquer ocasião

Aquele aroma delicioso de panetone (5), a distribuição entre massa e recheio e a massa leve e aerada na medida certa (5) —e claro, uma nota máxima (5) em sabor— garantiram ao panetone Casa Suíça o posto de panetone essencial. Aquele que vai bem com tudo, mas principalmente vai bem puro. Ideal para qualquer ocasião.

Para terminar, a nossa dupla tem um recado. “Fizemos essa pequena seleção dos mais vendidos, mas recomendamos que vocês aproveitem para se aventurar no universo dos panetones artesanais, chocotones ou até mesmo dos panetones para pets. O importante é aproveitar essa época do ano para unir as pessoas que você mais gosta e compartilhar essa experiência.”