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iFood News

O papel da Inteligência Artificial no futuro dos restaurantes

Saiba como a automação, a personalização e as experiências gastronômicas inovadoras estão redefinindo esses negócios desde já

22/07/2023 11h38


O papel da Inteligência Artificial no futuro dos restaurantes

O uso de Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversos setores e essencial para o futuro dos restaurantes. Seus impactos são cada vez mais percebidos tanto pelas empresas como pelos consumidores. 

A pesquisa  Panorama Mobile Time mostrou que, com o uso dos chamados chatbots, uma empresa é capaz de realizar vendas em 52% dos atendimentos. Graças à automatização, 62% das marcas pesquisadas perceberam aumento nas vendas.

Essa tecnologia também impacta o futuro dos restaurantes. Quando o iFood foi criado, em 2011, a Inteligência Artificial ainda não era uma realidade. 

Mas, como toda empresa inovadora, houve investimentos e um tanto de ousadia até chegar ao Cardápio Digital e à aposta do iFood Labs na startup Anota AI para automatizar os pedidos nos restaurantes por aplicativos de mensagens. Hoje existem mais de 100 IAs rodando dentro dos serviços oferecidos pelo iFood.

E são justamente a automação de processos, a personalização de pedidos e a criação de experiências gastronômicas inovadoras que estão redefinindo o futuro dos restaurantes. E mais: a forma como as lojas operam e como os clientes interagem está mudando constantemente rumo a uma maior eficiência. Como? É o que você confere a seguir.

Automatização de processos e aumento da eficiência 

A Inteligência Artificial ajuda a automatizar processos em geral por meio de diferentes técnicas e tecnologias, como o Aprendizado de Máquina, a combinação com processamentos de linguagem natural, visão computacional e criação de sistemas especialistas. 

Todas essas tecnologias são voltadas para aumentar a eficiência, garantir a melhor experiência aos usuários ou consumidores e reduzir custos operacionais. 

No setor de food service, a IA pode ter as seguintes aplicações:

Chatbots e assistentes virtuais

Podem ser implementados para oferecer suporte e atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, os clientes não precisam esperar o horário comercial para tirar suas dúvidas, o que agiliza a interação e melhora a experiência dos consumidores. 

As IAs podem responder perguntas frequentes, fornecer informações sobre cardápios, horários de funcionamento e processos de reserva e entrega. 

Automação de processos

Como comentamos, as IAs podem contribuir para a automação de tarefas operacionais, como back-office, agendamento de funcionários e gerenciamento de estoque, otimizando os recursos disponíveis no restaurante e garantindo qualidade. 

Em relação aos clientes, as Inteligências Artificiais podem planejar rotas de entregas a fim de garantir maior eficiência e também visar a sustentabilidade. 

Previsão de demanda 

A coleta e análise de dados para obter insights valiosos sobre o comportamento e preferências dos clientes já é uma realidade. 

Uma IA pode auxiliar na interpretação desses dados para identificar padrões de consumo, estatísticas de vendas e muito mais. Com isso, os restaurantes do futuro podem tomar decisões melhores para otimizar a produção, gerenciar o estoque e administrar o negócio como um todo. 

Controle de qualidade e segurança alimentar

Atualmente, já existem tecnologias que envolvem sensores e algoritmos que monitoram a temperatura e a qualidade dos alimentos em tempo real. 

A finalidade desses dispositivos, geralmente conectados o tempo todo com armazenamento de dados em nuvem, é manter os alimentos em temperaturas adequadas e alertar para desvios que possam comprometer sua qualidade. 

Esse conjunto de ações reduz os riscos de intoxicações alimentares e mantém a equipe mais atenta quanto ao armazenamento. 

Personalização na experiência dos clientes

A personalização é um fator essencial para a satisfação dos clientes. Por isso trazemos essa possibilidade das Inteligências Artificiais de modo destacado. Até porque, dentro dessa perspectiva, existe mais uma infinidade de aplicações.

Com as IAs, os restaurantes podem oferecer sistemas de recomendação de cardápios, adaptando-os às preferências e restrições dos clientes, de acordo com seu histórico de consumo. Esse tipo de interação ajuda a aumentar a satisfação do cliente e a melhorar a fidelidade à marca.

Também é possível prever tendências de consumo e identificar padrões de cada cliente, utilizando informações sociais para ajustar os cardápios e fazer ofertas mais assertivas para atender a demanda e garantir a venda. 

Experiências gastronômicas inovadoras impulsionadas pela IA 

Oferecer novas experiências gastronômicas por meio da robótica e da Inteligência Artificial tem como objetivo conquistar novos clientes tanto da Geração Z como dos millennials. Para isso, o chamado ambient tech oferece novidades, experiências imersivas e até sensoriais.

Entre as possibilidades de aplicação de experiências interativas, existem os robôs assistentes de preparação de alimentos em etapas específicas da produção. E também já existem os robôs de atendimento, que facilitam a interação dos clientes com o restaurante na hora de fazer o pedido. 

A Robô ADA, do iFood, é um exemplo de tecnologia de entrega que prioriza a eficiência do processo e leva a uma melhor experiência para o cliente. Ela se move de maneira autônoma e facilita a operação de entrega na primeira e na última milha, quando os pedidos saem do restaurante até os entregadores, e quando os entregadores chegam ao destino. 

Conclusão

As mudanças na relação dos clientes com o setor de Food Service após o período da pandemia apontam para um maior uso da tecnologia. Em 2022, os consumidores do setor, impulsionados pelo uso de aplicativos como o iFood, gastaram mais de R$ 216 bilhões, o que foi um recorde para os parâmetros brasileiros. 

Esses dados mostram que a tecnologia Inteligência Artificial já está transformando a indústria de Food Service. A possibilidade de utilizar IA e dados para tomar decisões e melhorar os serviços impacta diretamente na experiência do cliente e na competitividade.


Se você tem uma ideia inovadora para impulsionar o setor e trazer novas experiências que atendam as necessidades e novas exigências dos consumidores modernos, envie sua proposta para o iFood Labs. Junte-se a nós nessa mudança!