Menu
iFood News

Hora do Planeta: 10 atitudes para proteger o meio ambiente

26/03/2022 09h00


Hora do Planeta: 10 atitudes para proteger o meio ambiente

Descubra o que você pode fazer no dia a dia para reduzir o impacto ambiental

No dia 26 de março de 2022, pessoas em mais de 190 países vão apagar as luzes de casa às 20h30 (hora local) em apoio à Hora do Planeta, um movimento iniciado pela ONG WWF em 2007 para aumentar a nossa conscientização sobre os desafios socioambientais que o mundo enfrenta, como o aquecimento global.

A ideia não é apenas participar do evento durante uma hora, e sim aproveitar esse momento para refletir sobre como podemos mudar hábitos para reduzir nosso impacto ambiental. Para inspirar quem quer aderir à causa, a WWF lista dez atitudes simples que todos podemos adotar todos os dias para ter um planeta melhor no presente e no futuro.

Ser mais sustentável à mesa

Para reduzir o desmatamento e a emissão de gases poluentes, como o metano, podemos diversificar a nossa alimentação no dia a dia. Nesse campo, as dicas da WWF são trocar, alguns dias por semana, carne, peixe, ovos e laticínios por vegetais —e escolher sempre os alimentos da estação.

Não desperdiçar comida

Um terço de todos os alimentos comprados no mundo vai para o lixo, sabia? Para não jogar nada fora, o ideal é cultivar o hábito de fazer uma lista de compras de acordo com a necessidade e não comprar em grandes quantidades. Antes de colocar um produto no carrinho, cheque a data de validade.

Em casa, deixe as bananas longe das outras frutas para não acelerar o amadurecimento. Mais uma: trate as sobras de comida com carinho: se não puder reaproveitá-las em uma receita criativa, congele para comer depois.

Usar menos carro (e avião)

Antes de sair de casa, considere se não dá para ir de transporte público, bicicleta ou mesmo a pé. Se não der para largar o carro, cheque sempre a pressão dos pneus: quando ela está correta, aumenta em 3% a quantidade de quilômetros rodados por litro. Pode não parecer muito individualmente, mas imaginou os 58 milhões de carros do Brasil fazendo isso?

Se for viajar, que tal explorar destinos mais próximos? Se não der para segurar a vontade de ir longe, opte por voos diretos, pois a maior emissão de CO2 se dá na decolagem e na aterrissagem. E pesquise a companhia para saber se ela neutraliza sua emissão de gases poluentes.

Eliminar o plástico

Mais de 8 milhões de toneladas de plástico poluem os oceanos a cada ano, segundo a WWF. Para reduzir o lixo plástico, não use sacolas plásticas nem embalagens plásticas de uso único, peça para não enviarem talheres de plástico no delivery e escolha produtos que tenham o mínimo (ou nenhuma) embalagem plástica. Para evitar os microplásticos em cosméticos, procure por polietileno e polipropileno na embalagem.

Economizar água

Essa todo mundo já sabe de cor: feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, tome banhos curtos e só use a máquina de lavar na capacidade máxima. Mas tem mais: se puder, recolha água de chuva para usar nas plantas, use um balde para lavar o carro e reserve a água de cozimento de vegetais e macarrão para regar os vasos.

Aproveitar bem a energia

O uso de energia em casa tem seu peso nas emissões de gases poluentes. Para reduzir o impacto, desligue a luz quando não estiver no ambiente e tire eletrônicos da tomada. Se você tem ar-condicionado, programe-o para funcionar por um período determinado, não deixe o aparelho ligado a noite toda, por exemplo.

Proteger a natureza

Quando for viajar, lembre-se de que a praia e a mata são o habitat de muitos seres vivos. Leve seu lixo com você, não saia das trilhas demarcadas na mata e não pegue nem alimente um animal quando o avistar. Para dar um passo a mais, voluntarie-se para limpar praias ou plantar árvores.

Adotar o consumo consciente

Cada compra que fazemos tem o poder de apoiar as mudanças positivas no mundo e levar as empresas a serem mais sustentáveis. Algumas medidas para isso são buscar certificações de sustentabilidade, evitar produtos com óleo de palma (cuja extração está ligada ao desmatamento) e apoiar empresas que realmente adotam práticas sustentáveis, como a compensação das emissões de gases poluentes.

Divulgar a causa

Converse, no dia a dia, com as pessoas sobre como ter um estilo de vida mais sustentável. Vai ao mercado com alguém? Pergunte se a pessoa já tem uma sacola reutilizável. Leu um artigo interessante? Cheque seus fatos e compartilhe com as pessoas. Sua voz também é poderosa no esforço coletivo de proteger o meio ambiente.

Informar-se sobre o assunto

Os desafios climáticos estão mudando constantemente, assim como as descobertas e as inovações para reduzir nosso impacto ambiental. Por isso é importante se atualizar: assim você poderá se comprometer com mudanças positivas e se conscientizar para fazer parte desse movimento.

Leia mais: