Desde setembro de 2021, o iFood assinou o Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa da Associação de Promoção da Equidade Racial apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para que as empresas efetivamente combatam o racismo. Entendo que pode contribuir para a aceleração da prosperidade dos negócios de empreendedores negros, o iFood lança o iFood Acredita, inicialmente através de um piloto na cidade de Salvador (BA).
Você acredita no futuro do seu negócio. O iFood também.
iFood Acredita é o programa de aceleração ao empreendedorismo negro. Seu negócio fará parte de alavancas de crescimento e desenvolvimento sem nenhum custo.
Inscreva-se gratuitamente
O iFood quer que mais oportunidades de crescimento cheguem até empreendedores negros.
Saiba mais sobre o iFood Acredita
Um programa para promover maior equidade dentro do empreendedorismo no iFood
Por que o iFood Acredita existe?
Atualmente, existem mais de 14 milhões de empreendedores negros no Brasil, que movimentam cerca de R$ 2 trilhões por ano na economia e representam 51% dos empreendedores do país, de acordo com a pesquisa Afroempreendedorismo Brasil.
A pesquisa revela ainda que, apesar da alta escolaridade – 61,9% têm ensino superior ou maior – apenas 15,8% possuem renda familiar superior a 6 salários mínimos, o que coloca a necessidade financeira como principal motivo para a abertura de negócios.
Um levantamento da Junta Comercial da Bahia apontou que, só em janeiro de 2021, 2624 novas empresas foram criadas no estado. Já dados da Secretaria de Fazenda da Bahia indicam que o número de microempreendedores individuais baianos aumentou 22% entre janeiro e maio do mesmo ano.
Em junho de 2023, o iFood dá início, na Bahia, ao iFood Acredita, programa de fomento ao empreendedorismo negro que reforça o compromisso firmado pela empresa dois anos antes ao assinar o Pacto de Promoção da Equidade Racial. O pacto, apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas), propõe trazer a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro, atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais da sociedade civil para o tema. Com o programa, o iFood espera gerar mais oportunidades e renda para a população negra.