Quais são os métodos de pagamento mais usados pelos brasileiros 

Conheça os principais meios usados para fazer compras nas lojas físicas e online —e no iFood

Pix, cartão de crédito e dinheiro: os métodos de pagamento mais comuns entre os brasileiros são usados para compras online, em apps, mercados, restaurantes, shopping e serviços. 

Neste guia, você encontra tudo sobre métodos de pagamento e os tipos mais comuns (e descobre quais são as formas utilizadas pelo iFood). 

O que são métodos de pagamento?

Métodos de pagamento são as formas de funcionamento do sistema de pagamento, disponibilizadas pelas empresas aos clientes para a aquisição de um produto ou serviço. 

Sistema de pagamento é o conjunto de normas, padrões, e instrumentos que interligam e processam as transações entre os agentes econômicos não bancários, bancos e o Banco Central.  

Quanto mais diversos os métodos de pagamento oferecidos por uma empresa, mais positiva tende ser a experiência de compra e/ou venda do cliente junto a ela. 

Com a transformação digital, surgiram, em especial nas últimas duas décadas, métodos de pagamentos mais eficientes e rápidos do que aqueles usados antigamente. 

Dinheiro, talão de cheque e carnê eram os métodos de pagamento conhecidos pelos brasileiros até os anos 1970, quando apareceram as primeiras máquinas de cartões de crédito no Brasil. 

Quais os tipos mais comuns de pagamento?

Os tipos mais comuns de pagamento no Brasil são o Pix, dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito. O Pix é atualmente o método de pagamento mais utilizado no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Bancos (Febraban), entre o lançamento do Pix, em novembro de 2020, até setembro de 2022, o sistema de pagamento instantâneo  movimentou  R$ 12,9 trilhões. 

Os pagamentos feitos via Pix ultrapassaram os pagamentos com cartões de débito e cartões de crédito em janeiro e fevereiro de 2022, respectivamente. 

Entre janeiro e março de 2021, o número de transações financeiras via Pix já havia superado aquelas feitas por DOC, TED (Transferência Eletrônica Disponível) e boletos. 

Quais são os métodos de pagamento utilizados pelo iFood?

Os métodos de pagamento aceitos no app do iFood são cartão de crédito, cartão de débito, Pix, dinheiro, vale-refeição, QR Code, Google Pay e iFood Card e iFood Office. 

O cartão de crédito é um método que apresenta vantagens como o parcelamento e compra sem necessidade de ter o saldo no momento, apenas o limite disponível. 

Já no cartão de débito, método muito seguro, o pagamento é à vista. Pix, sistema de pagamento instantâneo, tem vantagem de ser rápido e sem custo. 

O vale-refeição é disponibilizado pelas empresas para seus colaboradores para compras em restaurantes, lanchonetes e mercados. Vale verificar se a bandeira é aceita antes da compra. 

O QR Code (Quick Response Code, em português Código de Resposta Rápida), uma versão avançada do código de barras, pode ser lido por qualquer dispositivo com câmeras. 

Google Pay é uma carteira digital que substitui os cartões de crédito e débito em pagamentos online e também por aproximação com o celular. 

O iFood Card pode ser usado em diversos serviços e compras e tem validade de 90 dias. Ele é ativado por meio do aplicativo do iFood, com QR Code ou código do cartão.    

O iFood Office é um serviço de reembolso para empresas que centraliza gastos com alimentação em eventos e refeições corporativas, garantindo controle e transparência. 

Conheça as principais métodos de pagamento online

Os principais métodos de pagamento online são os aplicativos de carteiras digitais, como Google Pay, Mercado Pago, PagBank, Pic Pay e Apple Pay. 

As carteiras digitais (ou e-wallets) são usadas para pagamentos com smartphone, biometria, QR Codes, aplicativos e sites, tendo um cartão cadastrado ou dinheiro disponível na wallet.  

Por ser uma opção mais acessível do que uma conta digital, as carteiras digitais têm se popularizado por facilitar e agilizar a jornada de compra do consumidor. 

Elas são considerads um meio seguro para pagamento online. De acordo com a Pesquisa Global Insights da Experian, no Brasil,  87% das pessoas ouvidas consideram a carteira digital segura. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas