PARA ENTREGADORES
O iFood já destinou cerca de R$ 100 milhões dentre todas as iniciativas de proteção e apoio desenvolvidas para entregadores [investimento março de 2020 a fim de janeiro de 2021]. Foram criados dois fundos solidários (R$1,9 milhão) e de proteção (R$27,1 milhões), que somam mais de R$ 29,1 milhões [dados de 16/2], foram destinados ao amparo de entregadores em quarentena por estarem contaminados, por fazer parte dos grupos de risco. O auxílio, que prevê 14 ou 28 dias de afastamento, corresponde à média de rendimentos do entregador no aplicativo nos últimos 30 dias. No caso dos parceiros do grupo de risco, o valor dos rendimentos no período é dobrado pelo iFood. Desde o início da pandemia, foram destinados quase R$ 400 mil aos entregadores parceiros afastados.
Distribuição de equipamentos de proteção sem aglomeração:
Foram 628.691 kits (máscaras e álcool em gel) até janeiro de 2021 e mais de R$ 27,1 milhões destinados à repasse para compra desses materiais.
Plano de vantagens em saúde:
Em parceria com a AVUS, o iFood disponibiliza gratuitamente de um plano de vantagens em serviços de saúde para todos os profissionais de entrega cadastrados na plataforma. Com o pacote, os entregadores passam a ter acesso a uma rede credenciada de clínicas médicas, laboratórios e farmácias e pagarão apenas pelos serviços que utilizarem com valores acessíveis e descontos de até 80%. Os benefícios serão válidos também para um dependente de escolha do entregador, sem a necessidade de vínculo familiar. A iniciativa tem abrangência nacional.
Gorjetas:
Pelo app do iFood, após o pedido ser entregue e finalizado, os próprios usuários podem oferecer gorjetas que são integralmente repassadas aos entregadores. Diante do cenário atual, os valores foram aumentados para R$ 2, R$ 5 e R$ 10. Apoiamos ações de empatia e acreditamos que essas atitudes são importantes para que esses parceiros independentes sintam que sua atuação em meio à pandemia é reconhecida e valorizada por toda a sociedade.
PARA RESTAURANTES
O iFood já destinou mais de 200 milhões em iniciativas para restaurantes e dedicou-se a buscar soluções que amenizem os impactos econômicos e sociais da doença para os restaurantes cadastrados em sua plataforma. Para que isso aconteça, a foodtech desenvolveu três grandes ações:
Adiantamento de repasses:
A empresa está antecipando os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Todo negócio que optar pelo benefício receberá seu pagamento 7 dias após as vendas durante os meses de março, abril e maio. Com isso, já foram injetados mais de R$7.4 bilhões no mercado brasileiro em antecipações e esperamos injetar mais de R$3.9 bilhões entre março e junho de 2021. O benefício será válido para todos os parceiros com mais de 30 dias na plataforma que realizaram pelo menos uma venda durante o mês de março.
Fundo de apoio a restaurantes:
O iFood destinou R$200 milhões de sua receita na forma de um fundo de assistência à restaurantes. A iniciativa beneficia restaurantes parceiros de todo o Brasil, em especial pequenos e médios estabelecimentos que estão no iFood ou ainda os que entrarem durante o período. Os valores do auxílio dependem do valor de comissão que o restaurante paga atualmente ao iFood. O benefício é calculado com base no Plano que o Parceiro tem no iFood. Para parceiros no Plano Entrega, a comissão será de 18% até 31 de março, e para parceiros no Plano Básico de até 11% também até 30 de abril. Os restaurantes receberão o benefício de forma automática, ou seja, não precisarão fazer nenhum tipo de solicitação para começar a receber, e a doação de parte da comissão será recebida em formato de reembolso, direto na fatura.
A empresa pretende oferecer até R$ 500 milhões em linhas de crédito aos restaurantes ao longo do ano por meio do Banco do Restaurante iFood.
Entrega sem contato:
Os clientes iFood podem optar por receber uma “Entrega sem Contato”. A medida preventiva tem como objetivo proteger a saúde dos usuários e dos entregadores da plataforma em um momento onde a sociedade é orientada a evitar o contato pessoal.
Conteúdo educacional:
Como forma de ajudar os nossos parceiros foi produzido um material educacional sobre o coronavírus com base em recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e de especialistas em segurança alimentar. Este material está disponível para acesso no Portal do Parceiro iFood.
PARA COLABORADORES
Para continuarmos a revolucionar o mundo da alimentação, mas de forma responsável e segura, todos os funcionários dos escritórios do iFood estão trabalhando de casa.
Providenciamos estrutura para que todos os colaboradores tenham condições de atuar dessa forma.
Além disso, reuniões estão sendo realizadas por videoconferências e viagens domésticas e internacionais estão suspensas, assim como a participação presencial de colaboradores em eventos.
Para colaboradores terceiros de atendimento
Apesar do call center ter sido declarado pelo Governo Federal como um serviço essencial, um plano de contingência foi traçado para possibilitar o trabalho remoto e o isolamento social dos profissionais terceiros que atuam na área de Atendimento do iFood. Além disso, em conjunto com as empresas parceiras, estão sendo produzidos e circulados materiais educacionais sobre a doença com base em recomendações do Ministério da Saúde – medidas preventivas, boas práticas e sintomas são alguns dos temas abordados.