Todos à Mesa cresce e busca mais parceiros para combater a fome

Coalizão começa 2023 com 22 empresas; movimento já redistribuiu 7 mil toneladas de alimentos para 2,8 milhões de pessoas

Quando foi lançado, em outubro de 2021, o movimento Todos à Mesa tinha cinco integrantes. Pouco mais de um ano depois, a primeira coalizão brasileira de empresas e organizações para combater a fome e o desperdício de alimentos conta com 22 parceiros —e busca mais aliados para redistribuir comida a quem mais precisa. 

Esse foi um dos temas que estiveram em discussão em um encontro de lideranças realizado no dia 21 de março, na sede do iFood, em Osasco (SP).

“Optamos por começar com indústria e mercados porque o alimento está mais fácil de manusear”, explica André Borges, head de sustentabilidade do iFood. “Quisemos fortalecer nossa relação logística e a cadeia de suporte para começar a discutir sobre como levar essa pauta para os restaurantes.”

Ele explica que, como o iFood é uma plataforma que trabalha com alimentação, tem o papel fundamental de promover conexões. “Essa é a entrega mais relevante que temos hoje: falar com diversos atores e colocar todo mundo na mesma mesa para discutir problemas e soluções”, sintetiza.

Essa inteligência coletiva é considerada fundamental para o combate à fome no Brasil, reforça Alcione Silva, fundadora e CEO da Connecting Food, negócio social que coordena a redistribuição de alimentos doados no Todos à Mesa.

“Grandes problemas sistêmicos e humanitários do mundo só serão resolvidos se nós nos unirmos: governos, empresas privadas, organizações sociais, grandes associações”, afirmou no evento.

“A colaboração é sempre o melhor caminho, por isso esperamos que mais empresas se juntem a nós nesse projeto tão importante”, concorda Enrique Rueda, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Nestlé Brasil.

Parceiros no impacto

Até aqui, o Todos à Mesa redistribuiu 7.000 toneladas de alimentos a 2,8 milhões de pessoas. Agora, a coalizão quer aumentar esse impacto positivo, que surpreendeu uma das convidadas para se apresentar no evento: Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” — onde ela conta sua realidade como uma catadora de papéis que cria três filhos na periferia de São Paulo.

“Minha mãe me deixou incumbida de propagar a memória e lutar para que as pessoas não vivam mais o que nós passamos no passado”, diz Vera. “Infelizmente está difícil, mas hoje foi um grande passo para a gente conseguir amenizar a fome no nosso país.”

As conexões propostas pelo Todos à Mesa envolvem esforços para ampliar cada vez mais essa rede, como destaca Carlos André Bauducco, diretor de Novos Negócios e acionista da Bauducco, que também participa do movimento.

“É nosso compromisso querer trazer novas empresas. É muito impactante poder fazer parte disso”, afirma o executivo. “A palavra ‘fome’ não combina com desperdício, especialmente em uma empresa de alimentos. Tem muita coisa boa sendo jogada fora, e isso não pode acontecer enquanto tem gente passando fome.”

O combate ao desperdício também é prioridade na Danone, que tem uma agenda ambiciosa. “Temos o compromisso de reduzir o desperdício em 50% até 2030”, afirma Edson Higo, CEO da empresa no Brasil.

“Fazer parte dessa coalizão reforça nosso modelo de negócio de impacto. Quando falamos de evitar o desperdício, isso tem a ver não só com a segurança alimentar, mas também com as mudanças climáticas.”

Alexandre Carreteiro, CEO da PepsiCo Brasil Alimentos, ressalta que a mobilização da iniciativa privada é decisiva para levar esperança e oportunidades às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “Conseguimos conscientizar e engajar a população em se juntar à PepsiCo e às demais empresas para fazer parte deste movimento tão importante para o nosso país. É por meio da união que seremos efetivos nessa ação”, diz.

Carta de intenções

Ao final do encontro, as 22 empresas participantes do Todos à Mesa assinaram uma carta de intenções para os próximos passos do movimento.

A carta inclui quatro diretrizes consideradas fundamentais para que o projeto alcance um estado de maior e melhor contribuição para a sociedade. São elas:

  • Desenvolver e incentivar ações de combate à fome por meio da doação de alimentos e do fortalecimento do ecossistema, incluindo as empresas da cadeia, organizações, projetos e políticas públicas;
  • Sensibilizar e conscientizar os stakeholders envolvidos no dia a dia das empresas sobre a importância e a urgência do combate ao desperdício;
  • Mobilizar esforços e recursos tecnológicos, humanos, financeiros e comunicacionais para apoiar as ações do movimento Todos à Mesa, o que inclui a visibilidade dos dados relacionados ao desperdício para que auxiliem o direcionamento de ações de redução e mitigação dos seus impactos;
  • Atuar como embaixadores da causa, inspirando e convidando lideranças de outras empresas para somarem-se ao movimento e ajudando a ampliar a visibilidade e a relevância do tema na sociedade.

O evento com os líderes do Todos à Mesa marcou também o lançamento do Guia de Doações, um manual elaborado pelo Movimento para orientar empresas que desejam implementar processos de doação de alimentos.

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